segunda-feira, 28 de abril de 2008

Características da informação científica: acesso e uso

Escolhi texto que trabalha algumas características da Informação Científica: produção e uso.

Título: O óbvio da informação científica: acesso e uso”


RESUMO

Texto fundamentado em palestra proferida durante o XIV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, out. 2006, Salvador, BA, Brasil. Aborda o acesso e o uso da informação científica, a partir da sua concepção e função para o avanço científico e tecnológico dos países. Na sociedade contemporânea, as redes eletrônicas de comunicação (ênfase para a Internet) agilizam o fluxo informacional, ao tempo que exigem mais rigor para a seleção da informação científica consistente. Entre alternativas de acesso à informação, além dos periódicos científicos (impressos ou eletrônicos), está o movimento de acesso livre à informação científica, que recorre a repositórios de acesso livre e/ou a softwares de código aberto. Há outras opções: (1) o Creative Commons, projeto sem fins lucrativos, que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais, incluindo textos científicos e o (2) Open Source Journalism (OSJ), que incentiva a participação efetiva da comunidade na produção de notícias. Em qualquer caso, reiterasse que inexistem soluções únicas para sociedades múltiplas. Isto é, cada inovação tecnológica tem o seu próprio espaço e o seu próprio público (sem riscos de o mundo tornar-se uma aldeia global), de modo que o acesso e o uso à informação científica ocorrem, também, de forma multifacetada.

TARGINO, Maria das Graças. O óbvio da informação científica: acesso e uso. In: TransInformação, Campinas, 19(2):95-105, maio/ago., 2007.
Fonte: www.ibict.br/pbcib/viewarticle.php?id=721


Aluno: Edison Luís dos Santos, n.usp 0359.953
Editor do blog "Clínica do Texto"

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, sou estudante do curso de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo e gostaria de fazer algumas perguntas sobre tecnologias da informação. Estamos desenvolvendo um site sobre Tecnologia e eu estou escrevendo uma matéria sobre a contribuição das tecnologias para o mercado da informação, vi seu blog e achei muito interessante. A matéria trará entrevistas que serão publicadas no site.

Seguem abaixo as perguntas:
1) A tecnologia contribui para a divulgação de informações? De que forma isso se dá?
2) Como os profissionais tentam contribuir para que as tecnologias auxiliem diretamente na difusão de informações? Qual a principal preocupação no que diz respeito à este assunto na sua opinião?
3) Até que ponto as tecnologias atuam no aspecto positivo para a difusão de notícias? E quando começa a se tornar prejudicial para o processo de comunicação?
4) Qual a sua visão sobre a nova geração de profissionais de Tecnologias da Informação? Estão preparados? São conscientes quanto ao seu papel? E quanto aos profissionais do ramo de jornalismo?
5) O que o profissional da comunicação perde caso despreze as novas tecnologias na busca por um processo comunicacional mais efetivo? Há algum preconceito dos jornalistas com as tecnologias na sua opinião?

Bom, espero que algum membro da empresa possa colaborar comigo. Deixo ao seu critério a escolha de manter as informações anônimas ou não, só necessito do nome do entrevistado.Pode escolher as perguntas que prefere responder se achar que são muitas.

Desde já muito obrigada pela atenção e colaboração.
Sem mais,

Maria Izabel da Silva.

ps: Caso você prefira me fazer o favor de encaminhar as respostas ao meu e-mail o endereço é:
bel_kcond@hotmail.com

Até mais...